26 janeiro, 2006

Camaleoa

Veste e desveste, vira e desvira, maqueia, limpa tudo e se maqueia de novo. Não que viva de aparências, mas sempre se adaptando às situações.

Ambiente formal? Uma lady, digna de tapete vermelho e tudo mais.
Ambiente informal, com amigos por perto? Palhaça, espalhafatosa, engraçada, feliz.
Sozinha? Indecisa, por ter tantas faces e por baixo da máscara não conseguir encontrar nenhuma.
No fundo, no fundo? Ainda mais indecisa, louca para saber como é ser ela mesma. Dramática, exagerada, pessimista, com variações de humor e de idéias tão instantâneas quanto um relâmpago. Maleável demais (pra não se dizer 'maria-vai-com-as-outras).

Maleabilidade é o ponto forte - talvez até forte demais. É duro tirar a máscara e não ver reflexo no espelho, ser questionada e ficar em dúvida. Pior ainda é querer agradar a todos, sabendo que acabará não agradando a ninguém, muito menos a si mesma.

Não percebeu em que parte do caminho tropeçou, e deixou cair ali a criança que levava consigo. E só agora notou que, por mais que o espírito da criança continue - brincadeiras, risadas quando não pode, ternura, bondade, etecétara e talz - já não é mais criança - não se sabe por qual porta, entrou no mundo dos adultos - e é de cunho obrigatório que aja como tal.

Tem que haver um reflexo por baixo da máscara. Tem que haver metas. Tem que haver decisão.

Continuará se adaptando, mudando, tresloucando, 'camaleoando'. Mas vai encontrar o reflexo, ah vai. Nem que tenha que olhar o não-reflexo no espelho, colocar mão adentro e tirar de lá uma base novinha em folha. Aí então, as máscaras lhe cairão melhor.


E por falar em metas:

- Arranjar um trabalho right now (nem que seja de faxineira)
- Largar meu curso e começar outro
- Decidir até o meio do ano qual outro curso começar
- Aprender outra língua (moi? yo? ich?)
- Fazer aula de direção
- Passar no teste de direção
- Ler, ler, ler
- Voltar para a academia
- Ter mais fé
- Aprender a perder

[A lista continua, mas é longa. Talvez outro dia o resto apareça por aqui. Já cumprir, são outros quinhentos...]